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Política de Privacidade

Política de Privacidade

Bem-vindo à Casa Azul, um espaço digital criado com carinho para acolher e inspirar sua jornada espiritual e pessoal. Aqui, valorizamos não apenas as palavras e imagens que compartilhamos, mas também o respeito pela sua privacidade e pelos seus dados pessoais. Esta Política de Privacidade foi elaborada com linguagem clara e transparente, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709/2018), para explicar como coletamos, usamos e protegemos suas informações. Nosso compromisso é garantir que você se sinta seguro e acolhido durante toda a navegação, pois entendemos que cada visitante é o legítimo dono de seus dados pessoais e merece ter seus direitos fundamentais de liberdade, intimidade e privacidade preservados.

Sobre nós: A Casa Azul (referida nesta política apenas como “Casa Azul” ou “nós”) é um portal online disponível em https://acasaazul.com.br, voltado para conteúdo sensível, reflexivo e simbólico. Ao usar nosso site, você confia a nós algumas informações, e queremos retribuir essa confiança cuidando delas com responsabilidade, transparência e um toque da suavidade que define nosso projeto.

Dados Pessoais Coletados

Coletamos somente os dados pessoais necessários para atender você adequadamente e melhorar sua experiência em nosso site. Essas informações podem incluir:

  • Dados fornecidos por você: Quando você entra em contato conosco por meio de formulários no site, inscreve-se em alguma área de membro ou realiza uma compra, podemos solicitar informações como seu nome, endereço de e-mail, número de telefone e o conteúdo da mensagem que você nos enviar. Esses dados são coletados com o objetivo de permitir o seu contato, criar sua conta (no caso de cadastro de membro) ou viabilizar a venda e entrega de produtos digitais adquiridos.
  • Dados de navegação e cookies: Utilizamos cookies e tecnologias similares para coletar informações sobre sua navegação no site. Isso inclui dados como endereço IP, tipo de navegador, páginas acessadas, tempo gasto em cada página e preferências selecionadas. Por exemplo, usamos o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o site, obtendo estatísticas de acesso (de forma agregada e anônima sempre que possível). Também podemos utilizar cookies de terceiros, como do YouTube (para reprodução de vídeos incorporados) e do Facebook Pixel, que coletam informações sobre sua interação com nosso site para fins de análise e, no caso do Pixel, possível direcionamento de conteúdo e anúncios em plataformas externas.
  • Dados de transações: Se você adquirir um produto digital conosco (como e-books, cursos online ou outros materiais), coletaremos dados necessários para processar a compra. Isso pode incluir seu nome completo, e-mail, detalhes do pedido e informações de pagamento. Observação: Dados sensíveis de pagamento (como número de cartão de crédito) não são armazenados em nossos servidores, sendo processados diretamente por serviços de pagamento seguros de terceiros. Assim, a Casa Azul recebe apenas confirmações ou informações parciais necessárias (por exemplo, confirmação de que o pagamento foi efetuado) e dados para entregar o produto (como seu e-mail para envio de um livro digital ou credenciais de acesso a um curso).
  • Dados de membros: Caso ofereçamos uma área de membros ou cadastro no site, os dados fornecidos durante a inscrição (como nome de usuário, senha, e-mail e outras informações de perfil) serão coletados para criar e gerenciar sua conta, permitindo seu acesso a conteúdos exclusivos ou áreas restritas. Você poderá atualizar ou remover parte dessas informações a qualquer momento através de sua conta ou entrando em contato conosco.

Todos os dados que coletamos têm como finalidade principal melhorar sua experiência com a Casa Azul e proporcionar um ambiente seguro, personalizado e alinhado às suas necessidades.

Finalidades do Uso dos Dados

Os dados pessoais coletados são usados com objetivos específicos e legítimos, dos quais você sempre será informado. Listamos a seguir as principais finalidades para as quais tratamos suas informações:

  • Para prestação de serviço e atendimento: Utilizamos seu nome, e-mail e/ou telefone e mensagem para responder às suas solicitações e comunicar-nos com você. Por exemplo, se você nos enviar uma mensagem pelo formulário de contato, seus dados de contato serão usados exclusivamente para retornar o contato e atender ao que você precisar. Da mesma forma, caso você participe de alguma interação no site ou peça suporte, usaremos seus dados para lhe dar o suporte adequado.
  • Para criação e gestão de contas: Caso você se registre em uma área de membros, usamos seus dados de cadastro para criar sua conta, permitir seu login seguro e personalizar sua experiência de usuário (por exemplo, mostrando seu nome de perfil, mantendo configurações ou preferências que você salvar). Isso também nos permite verificar sua identidade quando necessário e garantir a segurança da sua conta.
  • Para processamento de compras e fornecimento de produtos digitais: Quando você adquire um livro digital, curso ou outro produto, usamos seus dados para processar o pagamento, emitir confirmação de compra e disponibilizar o produto ou acesso ao serviço contratado. Seu e-mail, por exemplo, pode ser utilizado para enviar recibos, notas fiscais ou instruções de acesso. Esses processos são necessários para cumprir o contrato de venda que celebramos com você no momento da compra e garantir que você receba aquilo pelo que pagou.
  • Para comunicações de marketing (com consentimento): Podemos usar seu nome e e-mail para enviar novidades, boletins informativos (newsletter), conteúdo sobre atualizações do site, novos cursos ou produtos, desde que você nos dê permissão para isso. Esse envio de comunicações é feito de forma esporádica e respeitosa, e você terá sempre a opção de cancelar o recebimento (opt-out) a qualquer momento. Só enviaremos esse tipo de e-mail se você tiver optado por recebê-los (por exemplo, ao marcar uma caixa de consentimento em um formulário ou se inscrever voluntariamente em nossa newsletter).
  • Para melhorias do site e experiência do usuário: Os dados de navegação coletados (por meio de cookies e ferramentas analíticas como o Google Analytics) nos ajudam a entender como o site é usado e a identificar pontos de melhoria. Por exemplo, podemos analisar quais páginas são mais visitadas ou quanto tempo os visitantes permanecem em determinadas seções. Essas informações nos guiam na criação de um conteúdo mais relevante e em melhorias de navegabilidade, garantindo que a Casa Azul permaneça um ambiente acolhedor e funcional. Sempre que possível, usaremos esses dados de forma agrupada e anonimizada, apenas para fins estatísticos.
  • Para funcionalidades de mídia incorporada: Ao oferecermos conteúdo de parceiros, como vídeos do YouTube ou integração com redes sociais, podemos precisar carregar recursos externos que coletam alguns dados seus (como endereços IP ou cookies técnicos). Fazemos isso para enriquecer sua experiência (por exemplo, permitindo que você assista a um vídeo explicativo diretamente em nossa página ou compartilhe um artigo nas redes sociais). Nesses casos, os terceiros fornecedores (como o Google no caso do YouTube) podem receber alguns dados conforme suas próprias políticas de privacidade.
  • Para marketing direcionado e publicidade: Eventualmente, poderemos usar cookies de marketing como o Facebook Pixel para entender seu interesse em nosso conteúdo e, com isso, apresentar a você divulgações coerentes (por exemplo, mostrar para você no Facebook ou Instagram uma oferta de um novo curso da Casa Azul, caso você já tenha demonstrado interesse em nosso site). Esse tipo de atividade só será realizado se tivermos sua permissão (por exemplo, através do consentimento de cookies de marketing no banner de cookies do site). Você pode optar por não participar desse rastreamento, conforme explicamos na seção de cookies.
  • Para cumprir obrigações legais e regulatórias: Em certos casos, usaremos ou armazenaremos seus dados para atender a exigências legais. Por exemplo, manter registros de transações para fins fiscais ou contábeis, guardar comprovantes de consentimento fornecidos, ou ainda conservar registros de acesso ao site (conjunto de data, hora e IP das suas interações) pelo prazo mínimo de 6 meses, conforme exige o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014). Essas ações são necessárias para que a Casa Azul esteja em conformidade com leis e regulamentos aplicáveis e para proteger seus direitos e os nossos (como em eventuais questões jurídicas).
  • Para garantir segurança e prevenir fraudes: Podemos tratar dados necessários para proteger a segurança do site, dos nossos usuários e prevenir atividades maliciosas. Isso inclui medidas como monitorar, de forma automatizada, endereços IP com comportamentos suspeitos (por exemplo, múltiplas tentativas de login falhadas indicativas de fraude) ou compartilhar dados mínimos se necessário para investigar e combater fraudes ou incidentes de segurança. Tais medidas são adotadas no legítimo interesse de manter a integridade da Casa Azul e de todos que aqui navegam, sempre respeitando seus direitos e liberdades.

Em qualquer situação não listada acima em que precisemos usar seus dados pessoais, garantimos que informaremos você previamente ou solicitaremos consentimento, se for o caso. Nossa meta é que você nunca seja pego de surpresa quanto à forma como seus dados são utilizados.

Bases Legais para o Tratamento de Dados

A LGPD prevê uma série de bases legais que autorizam o tratamento de dados pessoais de forma lícita. A Casa Azul se apoia nas bases legais adequadas para cada finalidade de uso dos seus dados, garantindo que todos os tratamentos sejam justificáveis perante a lei. Em termos simples, isso significa que para cada tipo de uso de dados que fazemos, há uma razão jurídica que nos permite fazê-lo. As principais bases legais que utilizamos incluem:

  • Consentimento do titular: Quando solicitamos seus dados para finalidades específicas, daremos a você a opção de concordar ou não com esse uso. Por exemplo, usaremos o fundamento do consentimento (conforme Art. 7º, Inciso I da LGPD) para enviar e-mails de newsletter ou para ativar cookies não essenciais (analíticos ou de marketing) no seu navegador. Você tem o direito de negar ou revogar esse consentimento a qualquer momento, e nós respeitaremos sua decisão (ver seção “Seus Direitos”).
  • Execução de contrato: Para cumprir as obrigações decorrentes de um contrato com você, usamos a base legal da execução de contrato (Art. 7º, Inciso V da LGPD). Isso se aplica, por exemplo, quando tratamos seus dados para processar uma compra de produto digital ou para gerenciar sua conta de membro — nesses casos, precisamos dos dados para fornecer o serviço ou produto conforme acordado com você.
  • Cumprimento de obrigação legal: Em situações onde alguma lei ou regulamentação nos obriga a tratar ou manter determinados dados, nos baseamos nessa obrigação legal (Art. 7º, Inciso II da LGPD). Um caso comum é o armazenamento de registros de acesso por 6 meses ou a guarda de informações fiscais de uma transação, atendendo às leis brasileiras (como o Código de Defesa do Consumidor e legislações tributárias).
  • Interesse legítimo: Em alguns casos, podemos tratar seus dados com fundamento no interesse legítimo (Art. 7º, Inciso IX da LGPD), sempre avaliando cuidadosamente para não prejudicar seus direitos. Esse é o caso, por exemplo, de análises básicas de uso do site para melhorias (desde que não afetem sua privacidade de forma significativa) ou de medidas de segurança e prevenção à fraude. Sempre que utilizarmos essa base, nos certificaremos de que o tratamento é necessário, proporcional e que não fere sua privacidade de maneira indevida. Você também tem o direito de se opor a esse tratamento, conforme seus direitos explicados adiante.
  • Outras bases legais: Embora as acima sejam as principais para nossa atividade, a LGPD prevê outras hipóteses (como a proteção da vida, tutela da saúde, pesquisas, etc.). Caso alguma delas venha a ser aplicável em contexto futuro da Casa Azul, garantimos que agiremos em conformidade com a lei e informaremos você adequadamente. Por exemplo, se em uma situação excepcional precisarmos tratar algum dado para proteger a vida ou integridade física de alguém, isso seria feito sob a base legal apropriada prevista na LGPD.

Reiteramos nosso compromisso de sempre identificar e documentar a base legal de qualquer tratamento de dados pessoais que realizamos. Essa transparência visa dar a você tranquilidade de que seus dados são manejados com responsabilidade e dentro dos limites da lei.

Uso de Cookies e Tecnologias Semelhantes

Como mencionado, a Casa Azul utiliza cookies e tecnologias similares (como pixels e local storage) para melhorar a funcionalidade do site e sua experiência como usuário. Cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao seu dispositivo que permitem lembrar de você e de suas preferências entre as visitas. Eles podem desempenhar diversas funções benéficas, desde mantê-lo logado em uma área de membros até guardar itens em um carrinho de compras, ou simplesmente compreender seus interesses para oferecer conteúdo relevante.

Tipos de cookies que utilizamos:

  • Cookies necessários: São aqueles essenciais para o funcionamento do site e de suas funcionalidades básicas. Por exemplo, se o site tiver login de membros, um cookie necessário pode manter você autenticado durante a navegação. Esses cookies normalmente são de sessão (ou seja, expiram quando você fecha o navegador) e não coletam informações além do necessário para prover o serviço. Sem eles, o site pode não funcionar corretamente.
  • Cookies de preferências ou funcionalidade: Ajudam a lembrar suas escolhas e personalizar sua experiência. Por exemplo, podem lembrar se você preferiu ver o site em um determinado idioma (caso haja essa opção) ou outras configurações personalizadas.
  • Cookies analíticos/de desempenho: Servem para coletar dados estatísticos sobre o uso do site, nos permitindo entender o que funciona bem e o que pode ser melhorado. O Google Analytics é o principal exemplo que utilizamos: ele coloca cookies que nos permitem saber quais páginas são mais visitadas, de onde vêm nossos visitantes (região geográfica aproximada, meio de navegação), quanto tempo passam em cada página, etc. As informações obtidas por esses meios são agregadas e têm o propósito exclusivo de análise de uso do site. Sempre que possível, o Google Analytics é configurado para anonimizar os dados (por exemplo, mascarando dígitos do seu IP) para proteger ainda mais sua privacidade.
  • Cookies de marketing e terceiros: São cookies utilizados para fins de marketing, publicidade ou integração com plataformas externas. Em nosso site, isso pode incluir o Facebook Pixel (para eventualmente direcionar campanhas de divulgação da Casa Azul ao público que já nos visitou) e cookies do YouTube ou de redes sociais quando incorporamos conteúdos desses terceiros. Esses cookies podem rastrear sua navegação em nosso site e, em combinação com informações de outras fontes (como sua conta nessas plataformas), ajudarão a mostrar conteúdo relevante para você fora do nosso site (por exemplo, anúncios do nosso projeto em seu feed de rede social). Nós só ativaremos esses cookies com o seu consentimento explícito, geralmente obtido através do nosso banner de cookies ou configurações de cookies do site.

Gerenciamento de cookies: Na sua primeira visita ao site, você terá a oportunidade de aceitar ou rejeitar categorias de cookies não essenciais por meio do banner de consentimento de cookies (caso implementado). Mesmo após dar consentimento, você pode a qualquer momento revisitar suas preferências de cookies, se disponibilizarmos essa opção no site, ou simplesmente apagá-los ou bloqueá-los através das configurações do seu navegador. Lembre-se que, ao desativar certos cookies, algumas funcionalidades do site podem ficar limitadas. Por exemplo, se você bloquear cookies de autenticação, talvez não consiga fazer login na área de membros; se bloquear cookies de desempenho, nossa capacidade de melhorar o site fica prejudicada; e se bloquear cookies de marketing, ainda poderá ver nossos conteúdos em outras plataformas, mas de forma menos direcionada.

Para gerenciar cookies via navegador, consulte as instruções do fabricante (geralmente em “Configurações” > “Privacidade” > “Cookies”). Disponibilizamos abaixo links de ajuda de alguns navegadores populares:

  • [Suporte do Google Chrome – Gerenciamento de Cookies] (normalmente: Menu > Configurações > Privacidade e segurança > Cookies e outros dados do site).
  • Suporte do Mozilla Firefox – Cookies.
  • Suporte do Safari (Apple) – Cookies.
  • Suporte do Microsoft Edge – Cookies.

(Obs.: Os links acima são apenas exemplificativos; consulte a documentação atualizada do navegador de sua preferência.)

Ao continuar navegando em nosso site sem ajustar suas preferências de cookies, entendemos que você está de acordo com o uso das tecnologias de cookies conforme descrito nesta política. De qualquer forma, você tem controle total e nós respeitamos as escolhas que fizer.

Compartilhamento de Dados com Terceiros

A Casa Azul trata seus dados pessoais com confidencialidade e não comercializa ou vende suas informações para terceiros em hipótese alguma. No entanto, para operacionalizar nossos serviços e cumprir as finalidades já apresentadas, pode ser necessário compartilhar alguns dados com terceiros de confiança, sempre observando as bases legais adequadas e dentro dos limites da LGPD. As principais situações de compartilhamento de dados são:

  • Fornecedores de serviços de pagamento: Para processar compras em nosso site, contamos com plataformas de pagamento seguras de terceiros (por exemplo, gateways de pagamento, operadoras de cartão de crédito ou intermediadores financeiros). Ao efetuar uma transação, você pode ser direcionado(a) para os sistemas desses fornecedores, que coletarão seus dados de pagamento (como informações de cartão de crédito, Pix ou boleto). Esses dados não ficam armazenados na Casa Azul, mas sim com o provedor de pagamento, que é responsável por eles. Compartilhamos com esses parceiros apenas as informações necessárias para confirmar e concluir a transação (como valor da compra, seu nome ou email para recebimento da confirmação). Todos os parceiros de pagamento são selecionados considerando altos padrões de segurança e criptografia, garantindo a proteção de seus dados financeiros.
  • Serviços de hospedagem e infraestrutura: Nosso site pode estar hospedado em servidores de provedores de nuvem ou data centers terceirizados. Isso significa que os dados que você nos fornece (como o conteúdo de formulários, seu cadastro, etc.) podem ser armazenados nesses servidores. Escolhemos provedores reconhecidos e que adotam medidas de segurança de nível internacional para proteger essas informações. Esses provedores atuam como operadores de dados em nome da Casa Azul, e estão contratualmente obrigados a seguir nossas instruções e a proteger a confidencialidade dos dados armazenados.
  • Ferramentas de análise e marketing: Conforme já destacado, usamos serviços como Google Analytics (fornecido pelo Google) e o Facebook Pixel (fornecido pelo Meta/Facebook). Essas ferramentas recebem dados de navegação através dos cookies correspondentes. Por exemplo, o Google Analytics receberá dados como seu identificador de cookie, páginas visitadas e eventos no site; já o Facebook Pixel receberá informações sobre sua visita que podem ficar associadas ao seu perfil do Facebook/Instagram se você tiver um. Esses terceiros utilizam os dados conforme suas próprias políticas de privacidade, mas a Casa Azul configura e usa tais ferramentas de maneira alinhada com as exigências da LGPD, solicitando seu consentimento quando necessário. Também tomamos medidas para minimizar o impacto na sua privacidade (como anonimização de IP no Google Analytics).
  • Conteúdos incorporados de terceiros: Se apresentamos vídeos do YouTube, players de áudio ou botões de compartilhamento de redes sociais, esses terceiros podem coletar dados sobre você assim que você interagir com esses conteúdos. Por exemplo, ao reproduzir um vídeo do YouTube em nossa página, poderá ser registrado pelo Google que o vídeo foi assistido no nosso site, possivelmente atribuindo essa informação à sua conta Google se você estiver logado. De modo similar, ao clicar em “curtir” ou “compartilhar” algo nas redes sociais a partir do nosso site, essa ação pode ser registrada pelo respectivo serviço (Facebook, Twitter, etc.). Recomendamos que você também consulte as políticas de privacidade desses provedores para entender como tratam seus dados.
  • Requisições legais e autoridades: Podemos compartilhar dados pessoais se formos obrigados por lei, por processo legal ou por determinações de autoridades governamentais competentes. Nessa hipótese, compartilharemos somente o estritamente necessário e sempre visando à transparência com você, dentro do que a lei nos permitir informar. Isso inclui responder a ordens judiciais, colaborar com investigações (por exemplo, fornecendo logs de acesso mediante ordem válida) ou outras situações previstas em lei.
  • Eventualidades empresariais: Em uma situação improvável de mudança na estrutura da Casa Azul – por exemplo, uma fusão, incorporação, ou venda do projeto – os dados pessoais sob nossa guarda podem ser transferidos para os sucessores, para garantir a continuidade dos serviços. Se isso ocorrer, manteremos nosso compromisso de confidencialidade e iremos notificar você sobre a mudança de controle, para que possa exercer seus direitos ou optar por não continuar conosco, se desejar.

Em todos os casos de compartilhamento, a Casa Azul procura firmar instrumentos contratuais (como acordos de processamento de dados) para assegurar que o terceiro receptor dos dados adote práticas de segurança e privacidade compatíveis com as nossas e com as exigências legais. Jamais compartilharemos informações além do necessário para o propósito específico, e nunca permitiremos que parceiros usem seus dados para finalidades diferentes das contratadas por nós.

Transferência Internacional de Dados

A Casa Azul está sediada no Brasil, mas alguns dos terceiros com quem trabalhamos estão localizados ou podem processar dados em outros países. Por exemplo, o Google e o Facebook possuem infraestrutura internacional, e isso pode implicar que os dados coletados por meio de suas ferramentas sejam transferidos para servidores fora do Brasil (como nos Estados Unidos ou em outros locais). A LGPD impõe requisitos para que transferências internacionais ocorram de forma segura e apenas para países ou entidades que proporcionem um nível de proteção de dados adequado ao da lei brasileira.

Sempre que houver transferência de dados pessoais para fora do Brasil, adotaremos as salvaguardas legais necessárias. Isso pode incluir:

  • Verificar se o país de destino dos dados possui legislação de proteção de dados reconhecida como adequada pela autoridade brasileira (ANPD);
  • Firmar contratos ou cláusulas-padrão aprovadas, obrigando o destinatário a proteger seus dados segundo os padrões da LGPD;
  • Ou contar com alguma outra base legal prevista na LGPD para a transferência, como o seu consentimento explícito, quando aplicável, ou a necessidade de transferência para a execução de um contrato firmado com você (por exemplo, se for necessário que um provedor estrangeiro receba os dados para prestar um serviço que você solicitou).

De forma transparente, se em algum momento precisarmos transferir seus dados para fora, informaremos você sobre essa necessidade e garantiremos que apenas ocorra em conformidade com a lei. Nosso objetivo é que, independente de onde seus dados estejam sendo processados, seus direitos e a proteção conferida a eles continuem os mesmos.

Retenção e Segurança dos Dados

Período de retenção: Mantemos seus dados pessoais apenas pelo tempo que for necessário para cumprir as finalidades para as quais foram coletados ou para cumprir requisitos legais. Isso significa que:

  • Dados fornecidos para contato ou suporte poderão ser eliminados depois que o atendimento for concluído, a menos que tenhamos outra justificativa para mantê-los (por exemplo, um interesse legítimo em manter um histórico do atendimento para melhorar nossos serviços ou uma obrigação legal de registro).
  • Dados de cadastro de membros permanecerão armazenados enquanto você mantiver sua conta ativa. Se você decidir cancelar sua conta, poderemos remover ou anonimizar seus dados, exceto caso seja necessário manter alguns registros por lei (por exemplo, registros de operações financeiras ligadas à conta) ou para resguardar direitos em eventuais disputas.
  • Dados de compra de produtos serão mantidos pelo período que a legislação consumerista e fiscal exigir (por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor e leis tributárias podem requerer a guarda de comprovantes de transações por alguns anos). Após esse prazo, ou se não houver mais necessidade legal, poderemos eliminar ou anonimizar essas informações.
  • Dados de navegação (cookies, analytics) geralmente são retidos por períodos curtos, conforme configurado nas ferramentas (por exemplo, dados do Google Analytics podem ser guardados por 26 meses de forma agregada). Você também pode limpar os cookies do seu navegador a qualquer momento, o que zera os identificadores coletados.
  • Registros de acesso (IP, data e hora) ao site serão mantidos, conforme já dito, por no mínimo 6 meses em atendimento ao Marco Civil da Internet, podendo ser prolongados em caso de obrigação específica ou necessidade de preservação para resolução de conflitos.

Ao final dos períodos aplicáveis, os dados pessoais serão excluídos de forma segura ou anonimizados, de modo que já não seja possível associá-los a você. A anonimização poderá ser utilizada, por exemplo, para fins estatísticos – dessa maneira podemos continuar entendendo como o site é utilizado, mas sem identificar usuários individualmente.

Medidas de segurança: A segurança dos seus dados é uma prioridade para nós. Adotamos medidas técnicas e administrativas conforme as melhores práticas do mercado para proteger suas informações contra acesso não autorizado, uso indevido, alteração acidental ou ilícita, e destruição ou perda acidental. Essas medidas incluem, por exemplo:

  • Criptografia: Sempre que possível, dados sensíveis são criptografados em repouso e em trânsito. Se você nos fornece uma senha, ela é armazenada de forma criptografada (normalmente, utilizando hash e salt, de modo irreversível).
  • Controle de acesso: Internamente, o acesso aos dados pessoais é restrito apenas a colaboradores ou prestadores de serviço que realmente precisem dessas informações para desempenhar suas funções. Eles estão sujeitos a obrigações contratuais de confidencialidade e podem ser responsabilizados em caso de mau uso.
  • Firewalls e monitoramento: Nossos servidores e bancos de dados são protegidos por sistemas de firewall e monitoramento de segurança, que ajudam a detectar e bloquear atividades suspeitas. Atualizações de segurança são aplicadas regularmente para prevenir vulnerabilidades.
  • Anonimização e pseudonimização: Sempre que adequado, aplicamos técnicas de anonimização ou pseudonimização aos dados, especialmente àqueles de análise, para minimizar a possibilidade de identificação direta de um usuário específico.
  • Backups e planos de contingência: Mantemos rotinas de backup dos dados importantes e planos de contingência para lidar com eventuais incidentes, garantindo a continuidade da proteção mesmo diante de problemas técnicos.

Apesar de todos os nossos esforços, é importante notar que nenhum método de transmissão de dados pela internet ou de armazenamento eletrônico é 100% seguro ou infalível. Portanto, embora trabalhemos arduamente para proteger suas informações, não podemos garantir segurança absoluta. Caso ocorram incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante a você, seguiremos as exigências da LGPD e o notificaremos dentro do prazo legal, além de comunicar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, tomando as medidas cabíveis para mitigar quaisquer impactos.

Seus Direitos

Como usuário e titular de dados pessoais, você tem uma série de direitos assegurados pela LGPD, para que tenha controle e transparência sobre suas informações. Queremos que você exerça plenamente esses direitos, e estamos comprometidos a facilitar qualquer solicitação nesse sentido. Abaixo, explicamos de forma simplificada quais são esses direitos e como você pode exercê-los em relação à Casa Azul:

  1. Confirmação da existência de tratamento: Você pode nos perguntar se possuímos dados pessoais seus e se estamos realizando algum tratamento (uso) desses dados. Este é o direito de saber se seus dados são tratados.
  2. Acesso aos dados: Você pode solicitar uma cópia dos dados pessoais que mantemos sobre você, seja em um formato simplificado (fornecido imediatamente) ou por meio de um relatório completo. Forneceremos essas informações de maneira clara e gratuita, mediante requisição.
  3. Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: Se você identificar que alguma informação sua está errada ou desatualizada em nossos sistemas (por exemplo, um nome escrito incorretamente ou um e-mail antigo), tem o direito de nos pedir a correção. Também pode, quando aplicável, realizar a atualização diretamente (por exemplo, atualizando seu perfil na área de membro).
  4. Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou tratados em desconformidade: Se em algum momento algum dado seu for tratado de forma desnecessária, excessiva ou em desacordo com a lei, você pode solicitar que esse dado seja anonimizado (de forma que não seja mais possível vinculá-lo a você), bloqueado (suspenso de qualquer tratamento) ou deletado.
  5. Portabilidade dos dados: Você tem direito de solicitar que transmitamos a outro fornecedor (a seu pedido expresso) os dados que você nos forneceu, em um formato estruturado e de uso comum, respeitando segredos comerciais e industriais. Vale lembrar que a efetivação da portabilidade depende ainda de regulamentação da Autoridade Nacional (ANPD) sobre os procedimentos, mas estamos comprometidos em cumprir qualquer norma nesse sentido assim que estiver em vigor.
  6. Eliminação dos dados tratados com consentimento: Caso você tenha consentido com o tratamento de determinados dados, mas depois mude de ideia, pode solicitar a exclusão desses dados (revogação do consentimento). Por exemplo, se você assinou nossa newsletter e depois não deseja mais que seu e-mail fique em nosso cadastro, basta nos pedir para removê-lo (ou você mesmo clicar em “descadastrar” nos e-mails enviados) e apagaremos seu e-mail da lista de mailing. Importante destacar que, se esses mesmos dados estiverem sendo tratados também com base em outra hipótese legal (por exemplo, você comprou um produto, então seu e-mail também está vinculado a um registro fiscal de compra), talvez precisemos mantê-los por essa outra justificativa legal, mas cessaremos o uso para a finalidade original de consentimento.
  7. Informação sobre compartilhamento: Você pode nos solicitar informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais eventualmente compartilhamos seus dados. Conforme já detalhado na seção específica desta política, a lista inclui principalmente nossos fornecedores de serviço (hospedagem, pagamento, analytics etc.), mas você tem o direito de saber exatamente com quem seus dados foram compartilhados.
  8. Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento: Queremos que você tome decisões informadas. Você tem o direito de receber informações claras sobre a possibilidade de negar consentimento a uma determinada coleta ou uso de dados e quais seriam as consequências dessa recusa. Em nosso site, procuramos sempre indicar quando um dado é opcional e você pode optar por não fornecê-lo (por exemplo, campos não obrigatórios em um formulário, ou a opção de não aceitar certos cookies), bem como explicar se alguma funcionalidade ficará limitada sem aquele dado.
  9. Revogação do consentimento: Relacionado ao item 6, este direito reforça que você pode, a qualquer momento, revogar um consentimento que tenha nos dado. A partir do momento em que você retira o consentimento, cessaremos o tratamento dos dados para aquelas finalidades específicas. Por exemplo, se você consentiu em receber notificações e depois revoga, pararemos de enviar. A revogação não tem efeito retroativo – ou seja, o uso que fizemos dos dados enquanto o consentimento era válido não é automaticamente ilegal por conta da revogação, mas nos comprometemos a, após a retirada, não dar continuidade ao tratamento em questão.

Além desses direitos principais previstos na LGPD, você também tem o direito de peticionar perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) ou órgãos de defesa do consumidor acerca de questões envolvendo seus dados pessoais. Isso significa que, se você tiver uma preocupação sobre como seus dados estão sendo tratados e não conseguir resolvê-la conosco, pode buscar essas autoridades para auxiliá-lo.

É importante mencionar que alguns direitos têm exceções ou condições. Por exemplo, podemos não conseguir eliminar imediatamente um dado que você pediu, porque há uma obrigação legal de mantê-lo por certo tempo; ou podemos negar a portabilidade de determinados dados se isso violar segredos comerciais nossos ou de parceiros. De toda forma, avaliaremos cada solicitação com seriedade e daremos a você um retorno claro das razões em caso de alguma negativa.

Consentimento e Preferências do Usuário

Sempre que a Casa Azul precisar do seu consentimento para coletar ou usar seus dados, esse consentimento será solicitado de forma clara e específica, explicando a finalidade para a qual está sendo concedido. Você terá liberdade para aceitar ou recusar, e nenhuma decisão sua nesse sentido impedirá o uso básico do site, exceto pelos recursos diretamente relacionados àquele consentimento. Por exemplo, você pode navegar em nosso site tranquilamente mesmo recusando os cookies de analytics; eles apenas não serão ativados e nossa leitura de estatísticas ficará menos precisa, mas isso não impedirá você de ler artigos ou acessar páginas públicas.

Quando você consente com algo (como receber nossos e-mails afetuosos e informativos ou aceitar cookies de marketing), entendemos isso como uma expressão positiva da sua vontade. Contudo, você está no controle: se mudar de ideia depois, você pode revogar seu consentimento a qualquer momento. As formas de fazer isso incluem:

  • Clicar no link de descadastramento que consta no rodapé de nossos e-mails marketing, para parar de recebê-los;
  • Ajustar novamente as preferências de cookies do site, através do nosso gerenciador de consentimento (caso disponível) ou do seu navegador, para desabilitar os cookies que você havia aceitado;
  • Entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail ou telefone fornecido (veja a seção “Fale Conosco”), solicitando a revogação do consentimento para determinada finalidade (por exemplo, pedindo que removamos seu contato da lista de newsletter, ou que deletemos informações fornecidas por você em um comentário).

Após recebermos sua solicitação de revogação, poderemos entrar em contato para confirmar sua identidade (por segurança) e então procederemos conforme pedido, dentro de um prazo razoável e conforme exigido por lei. Note que a retirada do consentimento não afeta o uso de dados realizado antes disso. Por exemplo, se você nos deu consentimento para usar um depoimento seu no site e depois revogou, removeremos o depoimento de usos futuros, mas não temos como “apagar” registros passados de que ele foi exibido até então. De toda forma, respeitaremos integralmente sua vontade dali em diante.

Queremos reforçar que sua experiência na Casa Azul deve sempre ocorrer de maneira confortável e confiante. Portanto, daremos total apoio e abertura a quaisquer preferências suas referentes aos seus dados pessoais.

Alterações a Esta Política

Assim como nossa casa física evolui e recebe novos toques ao longo do tempo, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir melhorias nas nossas práticas ou mudanças legais e regulatórias. Sempre que atualizarmos o conteúdo desta política, alteraremos a data de “última atualização” indicada no início ou fim do documento. Se fizermos mudanças relevantes (por exemplo, começarmos a coletar novos dados ou usar suas informações para novas finalidades), poderemos colocar um aviso em destaque no site ou enviar um comunicado por e-mail, para que você tome conhecimento.

Recomendamos que você releia esta Política periodicamente, aproveitando que buscamos manter uma linguagem acessível, para se manter informado(a) sobre como estamos cuidando dos seus dados. Caso discorde de alguma alteração feita, você tem o direito de nos solicitar esclarecimentos ou até mesmo de deixar de usar nossos serviços, se achar necessário. Porém, esperamos sempre melhorar nossas práticas e contar com sua confiança contínua.

Ao continuar a utilizar o site após uma atualização da Política de Privacidade, consideraremos que você está ciente e de acordo com as modificações.

Fale Conosco

A Casa Azul está sempre aberta para conversar sobre privacidade, esclarecer dúvidas ou atender solicitações relativas aos seus dados pessoais. Se você quiser:

  • Tirar alguma dúvida sobre esta Política de Privacidade;
  • Solicitar qualquer um dos direitos listados na seção “Seus Direitos”;
  • Reportar algo que lhe incomodou ou sugerir melhorias nas nossas práticas de proteção de dados;
  • Ou mesmo se apenas quiser falar conosco sobre qualquer assunto relacionado à sua privacidade…

Por favor, não hesite em nos contatar. Nosso canal oficial de comunicação sobre privacidade (e também para assuntos gerais do site) é o e-mail contato@acasaazul.com.br. Você também pode nos telefonar em horário comercial no (11) 97732-1743.

Nosso time terá prazer em ouvir você e buscará responder o mais breve possível, com toda atenção e cuidado que sua mensagem merece. Afinal, assim como valorizamos a transparência, valorizamos também o diálogo e o respeito mútuo.

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